Você pensa “como rico”?
Você já deve ter ouvido falar que uma pessoa é rica ou pobre em função da sua maneira de pensar não é? Mas será que isso é realmente verdade? Infelizmente sim! A forma de pensar pode ser determinante para o sucesso ou fracasso das pessoas.
Não é incomum ouvirmos casos de pessoas que ganharam na loteria e pouco tempo depois ficaram pobres. Pessoas assim tendem a gastar mal seu dinheiro, comprando bens que não precisam ou que se desvalorizam rapidamente. Essas pessoas também tendem a investir mal seu dinheiro, adquirindo ativos onerosos (que geram despesas), de alto risco ou com pouca diversificação. O pior é que se ganhassem na loteria novamente, talvez cometessem os mesmos erros.
Um dos maiores ensinamentos do mercado financeiro é que "o dinheiro não leva desaforo". Em outras palavras, o dinheiro não perdoa erros, sejam esses erros gastos desnecessários, investimentos ruins ou decisões erradas motivadas pela nossa racionalidade limitada ou pelos vieses de comportamento. Quanto maior o nosso conhecimento, menores as chances de cometermos esses erros.
Robert Kiyosaki descreve em seu livro Pai Rico, Pai Pobre uma reflexão sobre Ativo e Passivo, diferente da teoria contábil. Para esse autor, ativo é tudo aquilo que gera mais dinheiro para o nosso bolso, enquanto passivo é tudo que nos faz gastar dinheiro para manter ou possuir.
Na Contabilidade um automóvel é considerado um bem Ativo, porém na leitura de Kiyosaki é considerado um Passivo pois gera uma série de despesas como combustível, manutenção, IPVA, seguro e depreciação. Isso sem contar que esse dinheiro poderia ser investido gerando receitas. Desta forma, comprar bens que geram passivos pode ser uma forma de reduzir suas chances ficar rico no futuro.
Traduzindo em números, se você comprasse um Porsche Boxster usado, no valor de R$ 320 mil, você teria uma perda de cerca de R$ 70 mil ao final de um ano (entre despesas, depreciação e o que você deixaria de ganhar com investimento do dinheiro). Veja bem, não quero dizer que você não deva realizar seus sonhos, apenas tenha consciência sobre o uso do seu dinheiro. Afinal, nem tudo é dinheiro!
“Ele é rico ou pobre de acordo com o que é, não de acordo com o que possui.” (Henry Ward Beecher)
Da mesma forma que muita gente perde dinheiro no mercado, o inverso também ocorre. Não é difícil encontrar pessoas que não tinham nada e algum tempo depois conseguiram desfrutar de um vida de luxo. O segredo do sucesso dessas pessoas está na maneira de pensar e forma com que lidam com o dinheiro. A boa notícia é que qualquer um pode reconfigurar a maneira de pensar e mudar o seu padrão de vida.
Ganhar dinheiro geralmente envolve estratégias adequadas, conhecimento e disciplina. Para se dar bem em termos financeiros primeiro é preciso saber para que você quer dinheiro. A definição clara dos objetivos (e dos prazos) vai direcionar as estratégias mais adequadas. Se o seu maior objetivo é ficar rico e atingir a independência financeira, você precisa dar atenção a estes três pontos:
As pessoas não são pobres pela forma como vivem, são pobres pela forma como pensam. Uma citação inspirada em Ella Wheeler Wilcox, frequentemente atribuída à Bill Gates diz que “se você nasceu pobre, não é erro seu. Mas se você morrer pobre, a culpa é sua”.
Ninguém melhor do que você sabe dizer quais são seus sonhos. Independente do tamanho dos seus sonhos, mude sua forma de pensar e faça o dinheiro trabalhar para você! Seus sonhos podem se multiplicar dessa forma.
Made with Mobirise - Check this