© Copyright 2021  by  Luciano Pimentel  -  All Rights Reserved

Quanto vale o seu sonho?

Quem não gostaria de ter mais dinheiro para realizar os sonhos? Quanto dinheiro é necessário para isso. Será que há um limite? 

Mobirise

Sonho é sonho, não tem valor! Mas alguns sonhos envolvem dinheiro e podem custar muito caro. Para quem busca juntar dinheiro para realizar algum sonho, o primeiro passo é definir um objetivo claro. É importante que esse objetivo seja mensurável (preciso saber quanto dinheiro envolve esse sonho) e possível de ser realizado (atingível) em um tempo determinado.

É importante que o objetivo seja atingível, pois objetivos irreais podem te induzir ao erro. Por exemplo, se você colocar um objetivo de conseguir R$ 1 milhão em 6 meses, provavelmente você estará mais suscetível a dar ouvidos ao “canto da sereia”, ficar seduzido por promessas de dinheiro rápido, pirâmides financeiras, armadilhas do mercado financeiro ou negócios fraudulentos. E o que não falta são vendedores de sonhos. 

Por exemplo, vamos supor que você tenha vários sonhos diferentes:

(1) Trocar de carro daqui a 6 meses.

(2) Fazer uma viagem para o exterior daqui 1 ano.

(3) Fazer uma super festa de casamento daqui 2 anos.

(4) Comprar uma casa maior porque você pretende ter filhos daqui a 5 anos.

(5) Mandar filhos estudarem no exterior quando tiverem 18 anos (e se proteger do câmbio).

(6) Ter renda extra mensal de R$ 10 mil (para complementar a aposentadoria) daqui a 20 anos.

(7) Ser milionário e ter uma vida de muito luxo daqui a 30 anos.


“Definir um objetivo é o ponto de partida de toda a realização.” (William Clement Stone, empresário e escritor)

Observe que para cada sonho existe um determinado valor (mensurável e atingível) que precisa ser obtido em um prazo específico. Não é difícil imaginar que cada situação exige uma estratégia específica para realização dos objetivos. Considerando apenas os prazos, nossos investimentos podem se concentrar mais em renda fixa ou em renda variável.

Para objetivos de curto prazo (até 12 meses) os investimentos não podem ser arriscados, em que ter facilidade de resgate (alta liquidez) e devem gerar retorno positivo, como alguns investimentos em renda fixa com remuneração diária. Neste caso não são indicados investimentos em renda variável (ações na bolsa de valores). No curto prazo o preço das ações sofre oscilação e por isso pode haver perda do dinheiro investido. Isso sem contar o abalo emocional caso você não esteja preparado para lidar com essas oscilações. 

Para objetivos de médio prazo (entre 1 e 5 anos) há uma maior liberdade de investimentos em ativos de renda fixa e, dependendo do perfil (conservador, moderado ou agressivo), alguns ativos de renda variável com menor risco. Neste caso é importante não se expor a surpresas negativas, como eventuais crises, especialmente se a data programada para realizar seu sonho esteja próxima. Este tipo de investimento não te deixar rico, mas serve para postergar o consumo e gerar valorização do seu dinheiro. 

Para objetivos de longo prazo (no mínimo 5 anos, mas geralmente acima de 10 anos) é indicado e imprescindível o investimento em renda variável (ações). No longo prazo a bolsa tende a subir, e você não precisa ficar preocupado em perder dinheiro com as oscilações de curto ou médio prazo na bolsa. Algumas estratégias podem inclusive podem potencializar os ganhos e antecipar os objetivos de geração de riqueza. 


“Todos temos sonhos. Para fazê-los se tornar realidade é necessária uma quantidade absurda de determinação, dedicação, autodisciplina e esforço.” (Jesse Owens, o atleta que desafiou Hitler)

Sem um objetivo claro, bem definido, fica difícil estabelecer metas e traçar estratégias. Independentemente do seu objetivo, seja ele atingir liberdade financeira ou ficar milionário, é importante ser disciplinado e seguir as estratégias adequadas para isso.

Além do prazo para a realização do objetivo, outros fatores devem ser levados em consideração, como a adequação ao perfil do investidor (conservador, moderado ou agressivo), sua tolerância aos riscos e o cenário econômicoAlgumas pessoas optam por maior segurança enquanto outros estão mais predispostos a correr riscos. Isso têm a ver com o estilo de vida e fase da vida que você se encontra. Geralmente pessoas mais jovens, solteiras e sem filhos tendem a ser mais arrojadas e arriscar mais enquanto investidores mais maduros, com família e filhos, preferem investimentos mais seguros. Mas isso não é regra geral.

Agora que já entendemos a importância da definição dos objetivos, precisamos conhecer as estratégias para geração de riqueza.

Steve Jobs, fundador da Apple, costuma dizer que “cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir”. Se quisermos atingir a independência financeira e ter dinheiro para realizar nossos sonhos, precisamos mudar nossa forma de pensar nossa relação com o dinheiro.

Mobirise page software - Get now