Quando seu sonho se transforma em pesadelo
Definitivamente dinheiro não é a coisa mais importante do mundo, mas o dinheiro nos dá mais liberdade, tempo, segurança e tranquilidade. Dentre os benefícios que o dinheiro pode trazer, talvez o maior deles seja a liberdade de realizar alguns sonhos.
Alguns dos nossos sonhos simplesmente não têm preço, e nem seria justo tentar quantificar seu valor. Porém, muitos outros sonhos envolvem dinheiro: comprar uma casa ou um carro novo, viajar o mundo, ter uma vida social mais agitada, ajudar outras pessoas a realizarem seus sonhos. Esse “mundo de possibilidades” explica o motivo de tanta gente estar à procura do dinheiro e fazer fortuna.
Sempre que conseguimos juntar dinheiro e realizar um sonho, já pensamos em outros. E isso faz parte da nossa natureza, nunca estamos satisfeitos. A questão é que para muita gente não há limites nessa busca incessante por dinheiro. Ter ambição não é necessariamente ruim. A ambição e a força de vontade movem as pessoas e transformam o mundo. A ambição sem um propósito, sim, é um problema.
Independente de quanto dinheiro você precise para realizar seus sonhos, querer ter dinheiro apenas pelo dinheiro é um grande erro! Quem busca freneticamente o dinheiro reforça a ganância e altera os vieses de comportamento, ficando sujeito a aceitar promessas de enriquecimento rápido e cometer erros. Não são poucos os exemplos dos efeitos da ambição e ganância em nosso comportamento.
Recentemente temos visto inúmeras propagandas no Brasil sobre investimentos, “vendendo sonhos” como de uma moça que “aos 22 anos já tinha acumulado mais de R$ 1 milhão” no mercado financeiro ou de um outro rapaz que exibia um Porsche e fazia "operações de day trade para pagar seus gastos em padarias e restaurantes". Nem é necessário dizer que são propagandas enganosas!
Histórias fantasiosas como essas atraem investidores iniciantes, que são seduzidos pela ideia de ficar rico da noite para o dia. No mundo dos investimentos é possível sim ficar milionário, mas é preciso evitar entrar em roubadas, senão o sonho pode virar pesadelo. No final de outubro de 2020 um "influencer" do mercado financeiro perdeu cerca de R$ 30 milhões de investidores que sonhavam com ganhos rápidos e extraordinários. Erros assim comprometem a educação dos filhos, planos de viagem e muitos outros sonhos.
Quando o mais importante é somente ganhar dinheiro, podemos ser seduzidos pelo “canto da sereia” do mercado financeiro, supostos investimentos com retornos extraordinários que nos deixariam ricos em pouco tempo, como as pirâmides financeiras (ou Esquema Ponzi). E não é difícil imaginar que muitos acabam perdendo dinheiro por escolher o caminho "mais fácil, mais rápido".
Alguns exemplos de pirâmides já causaram muito prejuízo no Brasil, como as “Fazendas Reunidas Boi Gordo”, “Avestruz Master”, “TelexFree” ou casos mais recentes como da “FX Trading”, que operava bitcoins e criptomoedas. Uma frase Philip Han, criador da FX Trading traduz essa sedução: “Quem não conseguir U$ 50 mil por dia é um fracassado”. Nos Estados Unidos um desses esquemas, liderados por Bernard Madoff, foi responsável por atrair e lesar vítimas como Steven Spielberg, John Malkovich, Kevin Bacon além diversos bancos tradicionais em decorrência da crise de 2008.
Então sempre que houver uma promessa de ganhos rápidos e retornos altos, desconfie! Quanto maiores os ganhos e retornos, maiores os riscos. Warren Buffett costuma dizer que “resultados acima da média no longo prazo são produzidos mais evitando decisões burras do que tomando decisões brilhantes”.
Mas e então... Qual o segredo para “acumular riqueza” e realizar os sonhos? Pode parecer difícil, mas não é! Para ter sucesso no mercado financeiro é preciso ter um mínimo de conhecimento (e isso nunca é demais), muita disciplina e adotar estratégias adequadas para cada objetivo, mesmo que o objetivo seja ficar milionário.
Mude sua forma de pensar e transforme sonhos em realizações!
The site was designed with Mobirise themes