© Copyright 2021  by  Luciano Pimentel  -  All Rights Reserved

Qual estratégia devo seguir?

O sucesso no mercado financeiro depende da escolha da estratégia investimentos. Qual é a melhor estratégia para você?

Mobirise

Ficar rico é o sonho de milhões de pessoas! Por mais que riqueza não seja sinônimo de felicidade, viver sem ter grandes preocupações com relação ao dinheiro pode trazer uma nova perspectiva de vida e, seguramente, muitos benefícios.

Existem muitas formas de ficar rico e o mercado financeiro pode ser um dos caminhos mais envolventes. As principais estratégias de investimento são focadas em operações de curto prazo (variações de trade) ou investimentos no longo prazo. Por serem operações em renda variável, essas estratégias envolvem riscos, sendo que os riscos tendem ser maiores no curto prazo.

As operações de curto prazo geralmente atraem pessoas com perfil mais agressivo que, mesmo sabendo dos riscos, buscam maiores retornos com o objetivo de enriquecer mais rapidamente. Algumas destas pessoas, levadas por sua ambição e geralmente estimuladas pelos ganhos divulgados por influencers e traders na internet, acabam vítimas dos vieses de comportamento e da falta de conhecimento aprofundado do mercado. Neste segmento a falta de controle emocional pode ser decisivo para o operador. Segundo uma pesquisa da FGV, o número de pessoas que obtém sucesso no day trade é inferior a 0,1%, o que em outras palavras quer dizer que a cada mil pessoas que operam nessa modalidade, apenas uma tem sucesso.

Geralmente no longo prazo os investidores costumam ter mais sucesso, isso porque no longo prazo a bolsa tende a subir. Desta forma, as oscilações de curto prazo não afetam o desempenho da carteira de investimentos, desde que esses ativos tenham sido comprados seguindo estratégias específicas. O grande desafio para estes investidores é ter disciplina e paciência para se manter na estratégia estabelecida ao longo do tempo e continuar fazendo aportes periódicos com os dividendos recebidos ou com recursos externos.


Sucesso é onde a preparação e a oportunidade se encontram.” (Bob Unser)

As três principais estratégias de longo prazo são investimento em valor (Value investing), investimento em crescimento (Growth investing) e investimento em dividendos (Dividend investing). 

Geralmente quem opta pelo Value Investing busca investir em grandes empresas, já consolidadas no mercado, conhecidas como Big Caps ou Blue Chips, e que por algum motivo estejam sendo negociadas em um preço inferior ao que valem. Como o investimento é de longo prazo, os investidores ganham com a valorização das ações ao longo do tempo e também com o recebimento de dividendos, que podem ser reinvestidos na compra de mais ações. Esse tipo de investimento gera um "efeito bola de neve” em que o investidor acumula cada vez mais riqueza, e que por sua vez gera maiores dividendos ao longo do tempo, até que consiga sua liberdade financeira.

Os investidores que optam pelo Growth Investing buscam empresas menores, conhecidas como Small Caps, que tenham grande potencial de crescimento ou que o setor esteja em expansão. Por estarem em crescimento essas empresas geralmente não pagam dividendos, sendo que na maioria das vezes o lucro é reinvestido em pesquisa e desenvolvimento e também na expansão das operações. É comum que estas empresas não estejam baratas, porém a expectativa de crescimento exponencial justifica a compra desse tipo de empresa. O risco deste tipo de investimento está na não confirmação das expectativas de crescimento. 

Por fim, os investidores que têm necessidade de um complemento de renda ou que estejam procurando viver de dividendos (como se fosse uma aposentadoria) tendem a investir em empresas que pagam dividendos (Dividend Investing). O pagamento de dividendos pode ser mensal, trimestral ou anual dependendo da empresa que o investidor adquire e isso é uma escolha do investidor em função da necessidade de fluxo de caixa de cada investidor. Empresas desse segmento, boas pagadoras de dividendos, geralmente não reinvestem seus lucros (para justamente pode continuar pagamento dividendos) e por isso não tem grandes expectativas de grande crescimento no longo prazo.


“O risco vem de não saber o que você está fazendo.” (Warren Buffett) 

Uma estratégia muito utilizada pelos investidores é diversificar os investimentos, inserindo na carteira ativos de diferentes grupos. Mas isso vai muito além da ideia de "colocar todos os ovos na mesma cesta". A ideia é reduzir os riscos e aproveitar oportunidades do mercado como o recebimento de dividendos e valorização dos ativos no longo prazo. 

Quando feita de maneira adequada, a diversificação permite uma importante redução nos riscos sem necessariamente perder desempenho. Para isso é importante que a combinação dos ativos da carteira proporcionem um beta adequado à estratégia e à tendência do movimento da Bolsa de Valores.

Alguns investidores, ao montar uma carteira sem critérios de diversificação, pode gerar um beta agressivo e potencializar os prejuízos em caso de tendência de queda na Bolsa, o que é muito comum em períodos de crise como esta de 2020.


Você não precisa ser brilhante, apenas um pouco mais sábio que os outros caras, em média, por um longo tempo.” (Charlie Munger, vice presidente da Berkshire Hathaway)

Warren Buffett costuma dizer que “resultados acima da média no longo prazo são produzidos mais evitando decisões 'estúpidas' do que tomando decisões brilhantes”. Então, se você pretende conquistar sua liberdade financeira ou mesmo se você pretende se tornar um milionário, o caminho a ser seguido é escolher uma estratégia de investimento que se adeque ao seu perfil e aos seus objetivos. Qualquer pessoa que se deixa levar pela tentação do dinheiro rápido está sujeita a perder tudo.

Não se engane, "o dinheiro não leva desaforo para casa", não perdoa erros. Não existe dinheiro fácil. Para ter sucesso no mercado financeiro é preciso de disciplina e dedicação. Qualquer outra promessa deve ser vista com ressalvas.

Friedrich Nietzsche dizia que “nenhum vencedor acredita no acaso”. E se formos analisar qualquer grande vencedor, dos atletas aos grandes investidores, confirmaremos essa realidade. A própria história do Warren Buffet mostra que não foi por acaso que ele se tornou o maior investidor do mundo. Então mãos à obra! Defina seus objetivos, avalie seu perfil e comece a mudar o seu futuro.

Sabemos que não existe uma listinha de coisas que vão te deixar rico, mas alguns conceitos e lições do mercado financeiro nunca mudam. Comece a poupar e investir o mais cedo possível, gaste melhor, fique atento às promessas milagrosas e à tentação dos ganhos rápidos, controle suas emoções e bons investimentos.


Made with Mobirise html web templates